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16 de novembro de 2015

BASE COMUM NACIONAL




7o Estudo

A organização para os três últimos anos do Ensino Fundamental 01 da Educação Básica consta da seguinte estrutura:

Para o TERCEIRO ANO

SER HUMANO (SER DE RELAÇÃO – PERTENCIMENTO OU NÃO)

- Reconhecer e valorizar a identidade do “eu” e do “outro”, daqueles que seguem e que não seguem uma religião ou que são ateus e agnósticos.

CONHECIMENTOS RELIGIOSOS (DIVINDADES - COSMOLOGIAS)

- Perceber que os seres vivos, objetos e divindades possuem nomes, valores e significados próprios instituídos e compartilhados pelas pessoas, a partir das heranças culturais, cosmologias e das experiências cotidianas.

- Conhecer os diferentes nomes, sentidos e significados atribuídos às divindades na diversidade de culturas e tradições religiosas, percebendo que há pessoas que não acreditam em seres ou forças superiores.

- Reconhecer que as diferentes idéias e as representações das divindades são construções humanas elaboradas em função das experiências religiosas, radicalizadas com distintas temporalidades e espacialidades.
- Identificar diferentes idéias de divindades presentes nos mitos fundantes das distintas matrizes culturais e religiosas.


PRÁTICAS RELIGIOSAS E NÃO RELIGIOSAS (COMUNICAÇÃO)

- Reconhecer gestos, mitos, símbolos e práticas religiosas utilizados nas diferentes culturas e tradições religiosas para a comunicação e relacionamento com as divindades necessitando cada uma delas

Para o QUARTO ANO

SER HUMANO (LIDERANÇAS RELIGIOSAS)

- Distinguir lideranças religiosas de outras formas de liderança compreendendo à corresponsabilidade nos processos de humanização e promoção dos direitos humanos.
- Compreender o papel exercido pelos líderes religiosos das diferentes instituições, tradições e comunidades religiosas, bem como o de outras autoridades civis e não religiosas.

CONHECIMENTOS RELIGIOSOS (MITOS E RITOS - identidade)

- Conhecer mitos de criação de diferentes perspectivas religiosas, com o intuito de perceber as distintas explicações relacionadas à natureza e à cultura.
- Perceber com narrativas mitológicas explicações referentes ao como e ao porquê de as coisas acontecerem na estreita relação interdependente entre a imanência (material) e a transcendência (espiritual) dos acontecimentos.
 Perceber nas práticas de diferentes tradições religiosas, o cultivo da memória dos acontecimentos sagrados e a manutenção da tradição por intermédio dos ritos e símbolos.
- Identificar os símbolos religiosos e seus atributos de poder utilizados nos ritos sagrados e em acontecimentos festivos, fúnebres e comemorativos nas religiões e espiritualidades.

PRÁTICAS RELIGIOSAS E NÃO RELIGIOSAS (Territórios para dar identidade)

- Identificar acontecimentos de cunho religioso no contexto local, regional e mundial de diferentes tradições e movimentos religiosos.

Para o QUINTO ANO

SER HUMANO (IDENTIFICAÇÃO pelo ETHOS)

- Compreender que os conhecimentos, os preceitos éticos e morais transmitidos nos textos sagrados orais e escritos influenciam as escolhas das pessoas, as relações socioculturais e a organização das sociedades em diferentes tempos, lugares e espaços.
- Perceber que os textos sagrados orais e escritos podem justificar práticas de solidariedade, justiça e paz. Podendo também fundamentar ações que afrontam os direitos humanos e da Terra.

CONHECIMENTOS RELIGIOSOS (IDENTIDADE E MEMÓRIA)

- Construir entendimentos acerca da função dos ritos sagrados como representação, recriação e ressignificação da ação das divindades ou dos líderes espirituais considerando as distintas tradições ou movimentos religiosos.
- Reconhecer o valor da tradição oral na perpetuação de memórias, saberes, identidades e formas de relacionamento entre as pessoas, os ancestrais e/ou as divindades em diferentes tradições culturais e religiosas.
- Conhecer a organização dos textos sagrados orais e escritos de distintas tradições religiosas.
- Construir conhecimentos acerca do valor dos ensinamentos presentes nos textos sagrados orais e escritos para as instituições religiosas e seus adeptos.
- Identificar ideias de divindades mencionadas nos textos sagrados orais e escritos e as influências que eles exercem na formação das identidades e na organização sociocultural das sociedades.


PRÁTICAS RELIGIOSAS E NÃO RELIGIOSAS (EXPERIÊNCIA COMO IDENTIDADE)

- Perceber que as experiências religiosas fundamentam concepções valores e atitudes que orientam distintas condutas, comportamentos e práticas socioculturais.

Porém o sujeito – ESTUDANTE deste período caracteriza-se:

3º ano
·        Entre 7 e 8 anos
  • ·        tempo máximo de concentração 20minutos; vocabulário simples e imaginação aguçada;
  • ·        abordar/trabalhar conceitos de paciência, tolerância e valores (J.Fowler);
  • ·        atividade desafiadoras e que dêem condição de competir com os outros;
  • ·        espaço para desenvolvimento de auto controle (impaciência e excitabilidade);
  • ·        necessidade de aceitação e segurança;
  • ·        desenvolver atividades em grupo ;
  • ·        interesses / utilizar: imaginação, curiosidade, memorização, raciocínio concreto, observação.


4º ano
Entre 8 e 9 anos
  • ·        tempo máximo de concentração 30minutos; evitam expressar emoções, são indagadores, tem boa memória e dominam conceito de tempo e espaço
  • ·        abordar/trabalhar conceitos de simbolismo, reconhecem o “mal”, tem muitas perguntas (fome espiritual) (J.Fowler),;
  • ·        agrupamento por sexo;
  • ·        atividade com responsabilidades e possibilidade de confirmar postura do “herói” (competição?);
  • ·        contornar problemas de rebelião e teste de autoridade
  • ·        espaço para desenvolvimento de auto controle (explosões de humor);
  • ·        necessitam atividades intensas, de desenvolvimento mais lento com atenção mais longa;
  • ·        desenvolver atividades externas, excursões diferentes ambientes;
  • ·        interesses / utilizar: imaginação, curiosidade, memorização, raciocínio concreto, observação e coleções/passatempo/hobby, humor/charges e atividades desafiadoras tendo-os como protagonistas/guias.


5º ano
Entre 9 e 10 anos
  • ·        tempo máximo de concentração 30minutos; evitam expressar emoções, são indagadores, tem boa memória e dominam conceito de tempo e espaço
  • ·        abordar/trabalhar conceitos de simbolismo, reconhecem o “mal”, tem muitas perguntas (fome espiritual) (J.Fowler),;
  • ·        agrupamento por sexo;
  • ·        atividade com responsabilidades e possibilidade de confirmar postura do “herói” (competição?);
  • ·        contornar problemas de rebelião e teste de autoridade
  • ·        espaço para desenvolvimento de auto controle (explosões de humor);
  • ·        necessitam atividades intensas, de desenvolvimento mais lento com atenção mais longa;
  • ·        desenvolver atividades externas, excursões diferentes ambientes;
  • ·        interesses / utilizar: imaginação, curiosidade, memorização, raciocínio concreto, observação e coleções/passatempo/hobby, humor/charges e atividades desafiadoras tendo-os como protagonistas/guias.



Atividade

Existe coerência entre a proposta organizacional e o sujeito que ira participar deste percurso ? Responda e justifique.


Escreva para nós gper@gper.com.br 

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