BASE
COMUM NACIONAL
7o Estudo
A
organização para os três últimos anos do Ensino Fundamental 01 da Educação
Básica consta da seguinte estrutura:
Para o
TERCEIRO ANO
SER
HUMANO (SER DE RELAÇÃO – PERTENCIMENTO OU NÃO)
-
Reconhecer e valorizar a identidade do “eu” e do “outro”, daqueles que seguem e
que não seguem uma religião ou que são ateus e agnósticos.
CONHECIMENTOS
RELIGIOSOS (DIVINDADES - COSMOLOGIAS)
- Perceber
que os seres vivos, objetos e divindades possuem nomes, valores e significados
próprios instituídos e compartilhados pelas pessoas, a partir das heranças
culturais, cosmologias e das experiências cotidianas.
-
Conhecer os diferentes nomes, sentidos e significados atribuídos às divindades
na diversidade de culturas e tradições religiosas, percebendo que há pessoas
que não acreditam em seres ou forças superiores.
-
Reconhecer que as diferentes idéias e as representações das divindades são
construções humanas elaboradas em função das experiências religiosas,
radicalizadas com distintas temporalidades e espacialidades.
-
Identificar diferentes idéias de divindades presentes nos mitos fundantes das
distintas matrizes culturais e religiosas.
PRÁTICAS
RELIGIOSAS E NÃO RELIGIOSAS (COMUNICAÇÃO)
- Reconhecer
gestos, mitos, símbolos e práticas religiosas utilizados nas diferentes
culturas e tradições religiosas para a comunicação e relacionamento com as
divindades necessitando cada uma delas
Para o QUARTO
ANO
SER
HUMANO (LIDERANÇAS RELIGIOSAS)
-
Distinguir lideranças religiosas de outras formas de liderança compreendendo à
corresponsabilidade nos processos de humanização e promoção dos direitos
humanos.
-
Compreender o papel exercido pelos líderes religiosos das diferentes
instituições, tradições e comunidades religiosas, bem como o de outras
autoridades civis e não religiosas.
CONHECIMENTOS
RELIGIOSOS (MITOS E RITOS - identidade)
-
Conhecer mitos de criação de diferentes perspectivas religiosas, com o intuito
de perceber as distintas explicações relacionadas à natureza e à cultura.
-
Perceber com narrativas mitológicas explicações referentes ao como e ao porquê
de as coisas acontecerem na estreita relação interdependente entre a imanência
(material) e a transcendência (espiritual) dos acontecimentos.
Perceber nas práticas de diferentes tradições
religiosas, o cultivo da memória dos acontecimentos sagrados e a manutenção da
tradição por intermédio dos ritos e símbolos.
-
Identificar os símbolos religiosos e seus atributos de poder utilizados nos
ritos sagrados e em acontecimentos festivos, fúnebres e comemorativos nas
religiões e espiritualidades.
PRÁTICAS
RELIGIOSAS E NÃO RELIGIOSAS (Territórios para dar identidade)
- Identificar
acontecimentos de cunho religioso no contexto local, regional e mundial de
diferentes tradições e movimentos religiosos.
Para o QUINTO
ANO
SER
HUMANO (IDENTIFICAÇÃO pelo ETHOS)
- Compreender
que os conhecimentos, os preceitos éticos e morais transmitidos nos textos
sagrados orais e escritos influenciam as escolhas das pessoas, as relações
socioculturais e a organização das sociedades em diferentes tempos, lugares e
espaços.
-
Perceber que os textos sagrados orais e escritos podem justificar práticas de
solidariedade, justiça e paz. Podendo também fundamentar ações que afrontam os
direitos humanos e da Terra.
CONHECIMENTOS
RELIGIOSOS (IDENTIDADE E MEMÓRIA)
-
Construir entendimentos acerca da função dos ritos sagrados como representação,
recriação e ressignificação da ação das divindades ou dos líderes espirituais
considerando as distintas tradições ou movimentos religiosos.
- Reconhecer
o valor da tradição oral na perpetuação de memórias, saberes, identidades e
formas de relacionamento entre as pessoas, os ancestrais e/ou as divindades em diferentes
tradições culturais e religiosas.
- Conhecer
a organização dos textos sagrados orais e escritos de distintas tradições
religiosas.
- Construir
conhecimentos acerca do valor dos ensinamentos presentes nos textos sagrados orais
e escritos para as instituições religiosas e seus adeptos.
-
Identificar ideias de divindades mencionadas nos textos sagrados orais e
escritos e as influências que eles exercem na formação das identidades e na
organização sociocultural das sociedades.
PRÁTICAS
RELIGIOSAS E NÃO RELIGIOSAS (EXPERIÊNCIA COMO IDENTIDADE)
-
Perceber que as experiências religiosas fundamentam concepções valores e
atitudes que orientam distintas condutas, comportamentos e práticas socioculturais.
Porém o sujeito – ESTUDANTE deste período caracteriza-se:
3º ano
·
Entre 7 e 8 anos
- · tempo máximo de concentração 20minutos; vocabulário simples e imaginação aguçada;
- · abordar/trabalhar conceitos de paciência, tolerância e valores (J.Fowler);
- · atividade desafiadoras e que dêem condição de competir com os outros;
- · espaço para desenvolvimento de auto controle (impaciência e excitabilidade);
- · necessidade de aceitação e segurança;
- · desenvolver atividades em grupo ;
- · interesses / utilizar: imaginação, curiosidade, memorização, raciocínio concreto, observação.
4º ano
Entre 8 e 9 anos
- · tempo máximo de concentração 30minutos; evitam expressar emoções, são indagadores, tem boa memória e dominam conceito de tempo e espaço
- · abordar/trabalhar conceitos de simbolismo, reconhecem o “mal”, tem muitas perguntas (fome espiritual) (J.Fowler),;
- · agrupamento por sexo;
- · atividade com responsabilidades e possibilidade de confirmar postura do “herói” (competição?);
- · contornar problemas de rebelião e teste de autoridade
- · espaço para desenvolvimento de auto controle (explosões de humor);
- · necessitam atividades intensas, de desenvolvimento mais lento com atenção mais longa;
- · desenvolver atividades externas, excursões diferentes ambientes;
- · interesses / utilizar: imaginação, curiosidade, memorização, raciocínio concreto, observação e coleções/passatempo/hobby, humor/charges e atividades desafiadoras tendo-os como protagonistas/guias.
5º ano
Entre 9 e 10 anos
- · tempo máximo de concentração 30minutos; evitam expressar emoções, são indagadores, tem boa memória e dominam conceito de tempo e espaço
- · abordar/trabalhar conceitos de simbolismo, reconhecem o “mal”, tem muitas perguntas (fome espiritual) (J.Fowler),;
- · agrupamento por sexo;
- · atividade com responsabilidades e possibilidade de confirmar postura do “herói” (competição?);
- · contornar problemas de rebelião e teste de autoridade
- · espaço para desenvolvimento de auto controle (explosões de humor);
- · necessitam atividades intensas, de desenvolvimento mais lento com atenção mais longa;
- · desenvolver atividades externas, excursões diferentes ambientes;
- · interesses / utilizar: imaginação, curiosidade, memorização, raciocínio concreto, observação e coleções/passatempo/hobby, humor/charges e atividades desafiadoras tendo-os como protagonistas/guias.
Atividade
Existe coerência entre a proposta
organizacional e o sujeito que ira participar deste percurso ? Responda e
justifique.
Escreva para nós
gper@gper.com.br
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