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27 de novembro de 2015

BASE COMUM NACIONAL






8o Estudo

A proposta para os dois primeiros anos do Ensino Fundamental 02:

SEXTO ANO

SER HUMANO  (ETHOS – ética)

Perceber que a religião possibilita sentidos e significados para a existência das pessoas que a praticam, enquanto outras se apoiam em distintas concepções científicas ou filosóficas.
Reconhecer na diversidade cultural um conjunto de valiosas e fundamentos éticos que contribuem para a erradicação de discursos e práticas de violência de cunho religioso, salvaguardando o direito à diferença na construção de culturas de paz.

CONHECIMENTOS RELIGIOSOS (INTERAÇÃO SUJEITO E ESPAÇOS)

Reconhecer espaços e territórios sagrados de diferentes tradições movimentos religiosos, com suas práticas, símbolos, expressões, princípios e valores.
Perceber os limites, as possibilidades e os impactos sociais e religiosos na utilização das tecnologias de informação e comunicação relacionadas às situações de vida cotidiana e ao desafio das relações inter-religiosas e interculturais na contemporaneidade.
Compreender as diferentes vivências, percepções e elaborações relacionadas ao religioso e ao não religioso, que integram e estabelecem interfaces com o substrato cultural da humanidade.

PRÁTICAS RELIGIOSAS E NÃO RELIGIOSAS (ESPIRITUALIDADE – PRÁTICAS)

Conhecer práticas de Espiritualdiade de diferentes tradições e movimentos religiosos, incluindo crenças e devoções populares.
Identificar, nas práticas religiosas valores humanos necessários ao bem-viver e à convivência coletiva, presentes em distintas culturas, filosofias de vida, tradições e movimentos religiosos, bem como os seus limites éticos.


SÉTIMO ANO

SER HUMANO (CRENÇAS E IDEOLOGIAS)

Compreender os processos de construção de crenças e ideologias religiosas e sua função política, cultural e socioeconômica em diferentes temporalidades e espacialidades..
Perceber que crenças e ideologias religiosas podem determinar ou orientar valores, atitudes e comportamentos, contribuindo com a superação dos processos de exclusão e desigualdades e, por veze com a sua reprodução.
Estabelecer relação entre crenças e ideologias religiosas com mitos, ritos e símbolos sagrados de diferentes tradições e movimentos religiosos.
Conhecer a função e significados de ritos para as tradições e movimentos religiosos, por meio de apreensão de características de ritos de iniciação, passagem, mortuários, entre outros.

CONHECIMENTOS RELIGIOSOS (SÍMBOLOS – TEOLOGIAS – RITOS)

Estabelecer relações entre o significado dos símbolos de diferentes instituições religiosas e filosofias de vida, suas crenas, ideologias e posicionamentos éticos.
Reconhecer que doutrinas religiosas embasam a manutenção de cosmovisões religiosas e a transmissão de seus conteúdos.
Conhecer aspectos históricos relacionados à origem e à formação de textos sagrados, sua relação com os preceitos e conhecimentos religiosos e com idéias e representações de divindades ou ancestrais.

PRÁTICAS RELIGIOSAS E NÃO RELIGIOSAS (ANÁLISE DA PRÁTICA)

Construir referenciais para analisar as diversas formas de as religiões atuarem na sociedade, nas políticas, na saúde, na educação, nos projetos sociais, nos movimentos sociais entre outras esferas.

Porém o sujeito – ESTUDANTE deste período caracteriza-se:

10 ANOS
·        Etapa de transição em geral mostra-se feliz, simpática, tranqüila, amável, sincero, amigável.
·        Momentos breves e superficiais de ataques de ira, no combinado com a turma vale pensar em como desafogar a irritação
·        Encontra-se propenso a reciprocidade. Demonstra maior independencia.
·        Possui desejos de agradar aos outros.
·        Tem compreensão com relação ao próprio comportamento.
·        Ampliação de gostos e interesses, nos âmbitos pessoal, familiar e social.
·        Capacidade de proteção (crianças menores e idosos, além de animais) interesse no envolvimento em causas sociais
·        Na escola grande poder de assimilação, gosta de memorizar, identificar ou reconhecer os fatos, fazer classificações, etc.; no entanto a construção de conceitos está em processo.
·        Períodos de atenção desiguais (curtos e intermitentes) então prioriza o falar, contemplar, ler e escutar, ao trabalhar. Precisa de auxílio para concluir o que inicia.
·        Corpo em movimento: correr, trepar, saltar…
·        Como sujeito aprendente (responsável pela aprendizagem) quer ter conhecimento/programar o trabalho, e recordará imediatamente se algum combinado não for atendido.
·        Busca desculpas para ausentar-se, em especial após conflitos ou censuras
·        Estabelece laço afetivo com os professores e equipe da escola.
·        A concentração deve ser alternada em períodos calmos e de jogos esgotantes.

11 ANOS

·        Etapa inquieta, investigativa do próprio eu.
·        Busca o sentimento de pertença ao grupo – recusa-se à solidão.
·        Aprecia expressar seu ponto de vista e tê-lo como verdade absoluta. Usa do conflito como ferramenta para conhecer-se também.
·        Forte sentimento de justiça e combate posturas impostoras.
·        Ação impulsiva
·        Falta de visão na perspectiva do outro
·        Muito críticos em relação a si próprio, e também aos outros. Aceita críticas com dificuldade.
·        Procrastinação é um traço forte com relação as tarefas, especialmente as escolares.
·        Se agrada em escolher a atividade, o que propicia o término. Estratégia: oferecer várias alternativas para o trabalho.
·        Estabelece laço afetivo com os professores e equipe da escola.
·        Vinculo emocional e afetivo com os professores é decisivo para o sucesso desta criança. O professor deve ser coerente, equilibradamente exigente e que tenha uma autoridade sadia. Também se entregam mais facilmente a quem tenha bom humor, compreensão, justiça e simpatia.
·        O encadeamento história/conto – análise das ações – transposição da prática funcionam de maneira especial.
·        Atividades ao ar livre e desafios são ferramentas úteis.

12 ANOS
·        Aceita melhor a si e aos outros.
·        Oscila entre momentos de maturidade e infantilidade.
·        Apresenta melhor controle de si próprio.
·        Inibe demonstrar fragilidades, e opta pelo humor, a extroversão e o entusiasmo.
·        Está dentro das primeiras etapas da adolescência – com todas as suas nuances.
·        Demonstra posicionamentos cada vez mais altruísta.
·        Diminuem as insistências, pois avalia as justificativas com maior razoabilidade.
·        Deseja ser tratado como maior – mais distante da criança possível.
·        Constrói conceitos de forma mais natural, e ensaia o sentido do que é lógico.
·        Demonstra preocupação por questões ligadas à justiça, lei, vida, amizade, lealdade, etc.
·        Entusiasta e cheios de iniciativa. Às vezes impacientes para iniciar as ações.
·        Sensível aos sentimentos e atenções dos que estão em volta (pertença e aceitação)
·        Caminha para o amadurecimento e objetividade – em especial na escola onde as perspectivas se ampliam.
·        Atribui importância ao efetivo trabalho escolar.
·        Tem interesse em diários, em especiais os que sejam segredos/íntimos/pessoais. Lembrar dos cadernos de confidências.
·        Treina a reflexão a fim de conseguir autonomia na solução dos problemas.
·        Melhora no cuidado com o tempo e objetos pessoais.


Atividade

Existe coerência entre a proposta organizacional e o sujeito que ira participar deste percurso ? Responda e justifique.



Escreva para nós gper@gper.com.br 

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