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7 de setembro de 2015

História Contemporânea do Ensino Religioso




A história do ensino religioso contemporâneo passou por algumas significativas mudanças. Inicialmente nos anos setenta a primeira alteração foi à discussão sobre a distinção entre o ensino religioso e a catequese, a segunda foi à compreensão que sua articulação deveria ser a partir da escola. Ocupando-se com a fundamentação pedagógica para assumir um perfil de componente curricular. Nos anos noventa a leitura a partir da diversidade religiosa foi à terceira alteração, posteriormente tendo como ano base 2006 ocorreu à quarta alteração com o início da vinculação do ensino religioso com a Ciências da Religião e as Instituições de Ensino Superior, desta forma assumindo uma perspectiva de pesquisa-ensino-extensão.

Todas estas modificações foram fundantes para deixar o Ensino Religioso de uma atividade eclesial, uma ação pastoral para ser efetivamente um componente curricular.


Efetivando que a disciplina não é um ato pastoral, nem um exercício de ecumenismo ou de diálogo religioso, estas ações são eclesiais e não acadêmicas. Foi uma longa construção para a constituição como espaço do conhecimento.

O Ensino Religioso assumiu neste século XXI um perfil acadêmico-escolar deixando de ser uma ferramenta de instrução eclesial. Assumindo a perspectiva da formação para a DIVERSIDADE - CONHECER PARA RESPEITAR.





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