BASE COMUM NACIONAL
Hoje iniciamos um novo ESTUDO no BLOG FORMAÇÃO CONTINUADA é sobre o DOCUMENTO DA BASE COMUM NACIONAL publicado pelo Ministério da Educação. Participe !!I
1o Estudo
O documento divulgado
na semana passada denominado de Base Comum Nacional (BCN) é uma proposta
organizada por equipes estabelecidas pela Secretaria de Educação Básica do
Ministério da Educação, pretende propor os conhecimentos
essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter
acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano,
desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio. Com ela os sistemas
educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de
gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a
vida escolar de seus filhos. Esta base será mais uma ferramenta que vai ajudar
a orientar a construção do currículo nas escolas brasileiras em todo o território
nacional, sejam elas públicas ou particulares. A BCN indicará quais os elementos
fundamentais que precisam ser ensinados nas Áreas de Conhecimento: na
Matemática, nas Linguagens e nas Ciências da Natureza e Humanas, desta forma
orientará formulação do projeto Político-Pedagógico das escolas, permitindo
maior articulação deste. A partir da Base, os mais de 2 milhões de professores
continuarão podendo escolher os melhores caminhos de como ensinar e, também,
quais outros elementos (a Parte Diversificada) precisam ser somados nesse
processo de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos. Tudo isso
respeitando a diversidade, as particularidades e os contextos de onde estão. O
que se pretende que esta BCN atenda ao Plano Nacional de Educação e em
conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a educação
Básica, o objetivo da Base Nacional Curricular para sinalizar os percursos de
aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da educação Básica, com
a tarefa de promover curiosidade, imaginação e investigação ao longo das
diferentes etapas de tal forma que os conhecimentos sejam contextualizados e
seja promovido a generalização e a abstração.
Neste novo cenário
o Ensino Religioso por estar contemplado na Constituição (Art. 210), na LDB
(Art. 33) e nas Diretrizes foi abordada na BCN nas Ciências Humanas que compõem
um campo cognitivo dedicado aos estudos da existência humana e das intervenções
sobre a vida, problematizando as relações sociais e de poder, os conhecimentos
produzidos, as culturas e suas normas, as políticas e leis, as sociedades nos
movimentos de seus diversos grupos, os tempos históricos, os espaços e as
relações com a natureza. Essa área reúne estudos de ações, de relações e de
experiências coletivas e individuais que refletem conhecimentos sobre a própria
pessoa e sobre o mundo em diferentes manifestações naturais e sociais. Ainda
que sujeita a diferentes correntes e vertentes teóricas, o pressuposto
fundamental da área considera o ser humano como protagonista de sua existência.
Atividade
Leia os seguintes textos:
Após a leitura dos três textos explique qual a identidade do Ensino Religioso brasileiro ?
Escreva a resposta para gper@gper.com.br
Estudo no. 02 no dia 27 de setembro
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