Pesquisar este blog

11 de dezembro de 2015


ATUALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE EDUCAÇÃO & RELIGIÃO
N. 02


Leitoras e Leitores,

para este período de férias nosso BLOGGER irá divulgar publicações no campo de EDUCAÇÃO E RELIGIÃO. Esperamos que estas sugestões colaborem em sua atualização.



¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


Propomos a leitura da Editora Insular




Perspectivas pedagógicas do ensino religioso: formação inicial para um profissional do Ensino Religioso


Autores: Edile Maria Fracaro Rodrigues, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira e Lourival José Martins Filho

ISBN: 978-85-7474-853-5
Páginas: 144
Ano: 2015

Sinopse:
O livro está composto por duas partes, uma de contextualização das relações entre Educação, Formação Docente e Ensino Religioso e outra sobre Escolarização e Ensino Religioso sistematizado a partir da compreensão do currículo escolar. Por sua vez, a abordagem abrange cinco unidades básicas: Educação e Formação do Professor; Ensino Religioso: Identidade e Formação; Ensino Religioso e os Processos de Aprendizagem; Ensino Religioso no Currículo Escolar e Currículo e Avaliação no Ensino Religioso.





ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL

Organizador: Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
ISBN: 978-85-7474-845-0
Páginas: 56
Ano: 2015

APRESENTAÇÃO
O Ensino Religioso no Brasil tem suas raízes na longa história religiosa e cultural desde o século XVI. O “encontro” do cristianismo com religiões indígenas e africanas resultou em sincretismo que não pode ser ignorado pela legislação e pedagogia atuais. Este sincretismo, por sua vez, não permite uniformização religiosa, mas o reconhecimento e afirmação do pluralismo religioso. Além disso, em decorrência do trato do Ensino Religioso em nível de legislações regionais é imperativo que a pesquisa considere também as pluralidades em perspectiva geográfica brasileira. 
“Ensino Religioso no Brasil” é resultado de um mapeamento analítico da história, do sistema de ensino, da legislação, das produções acadêmicas, de eventos e da formação de profissionais da disciplina no país. Neste sentido, trata-se de uma obra original, a constituir-se em marco e subsídio obrigatório sobre o tema no país.
A obra resulta de pesquisas coordenadas pelo Grupo de Trabalho (GT) Religião e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE) em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico da Universidade do Estado de Santa Catarina que tem como objetivo apoiar ações e iniciativas voltadas para a formação de professores (as) da Educação Básica e Educação Básica. Sendo que o GT Religião e Educação é o grupo mais antigo da ANPTECRE e pode ser considerado observatório do Ensino Religioso para a ANPTECRE, acompanhando e protagonizando debates sobre o tema em nível nacional. 
O conteúdo de “Ensino Religioso no Brasil” está dividido em duas grandes partes. Na primeira parte, o leitor e a leitora encontrará análise sobre a multiplicidade de perspectivas, os aspectos legais e sistema brasileiro de ensino e o lugar do Ensino Religioso. Na segunda parte, a obra mapeia contexto, realidade e situação do Ensino Religioso nos Estados brasileiros e no Distrito Federal. 
Os debates e esforços em torno do Ensino de Religioso no Brasil são plurais. Neste sentido, a ANPTECRE se entende parceira do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER), da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER), da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), bem como de sociedades, associações, grupos de pesquisa, lideranças e movimentos afins ao tema. 
Desejamos que leitores e leitoras encontrem em “Ensino Religioso no Brasil” pesquisas instigantes que motivem novas pesquisas e ações em prol do Ensino Religioso que considere a diversidade geo-cultural-religiosa brasileira.
Wilhelm Wachholz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecido pela postagem