Pesquisar este blog

18 de julho de 2015

Curso Organizações Religiosas, suas lideranças






As organizações religiosas apresentam-se, muitas vezes, como sistemas institucionais que buscam manter um grupo de pessoas unidas em torno de práticas de fé comuns e orientações que regulam a vida da comunidade, não somente no sentido religioso, apesar de este ser o seu foco principal. As práticas e crenças comuns aproximam as pessoas em torno de um mesmo objetivo, estabelecendo sistemas mútuos de proteção e aproximação. Essas práticas de fé são conhecidas e vivenciadas pelos seus participantes

Etapa 01  - O papel das religiões no mundo

A hierarquia religiosa  colabora na organização das diferentes tradições, cada uma sua especificidade e historicidade. Propomos iniciar este estudo compreendendo o papel das religiões no mundo. Ouça o depoimento das lideranças de diferentes tradições e escreva no FACE a sua posição sobre QUAL O PAPEL DAS RELIGIÕES NO COMUNDO CONTEMPORÂNEO ?
Dialogar sobre as Organizações religiosas e como suas lideranças atuam poderá gerar uma temática significativa sobre a formação das tradições religiosas.

Etapa 02  - Lideranças Religiosas
Nas tradições religiosas encontramos homens e mulheres que atuaram com empenho a partir de seus principios religiosos  e de alguma forma colaboraram com a sociedade.
Sugerimos que você busque no youtube para conhecer alguma das histórias destes líderes, indicamos três que assumiram papeis de protagonismo na história.
-                  Mahatma Gandhi
-                  Martin Luher King
-                  Cláudio Arns
Qual é a atividade ? Procure no Youtube a história de um deles , assista e comente– Como este líder contribuiu para o diálogo com a sociedade ?

Etapa 03– Conceitos

A Secretaria de Educação do Estado do Paraná no seu Caderno Pedagógico propõe aos Professores/as do Ensino Religioso que explorem com seus estudantes o tema das ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS. Em anexo você encontrará este texto.
Solicitamos que você leia este Capítulo do Caderno Pedagógico, elabore um breve comentário sobre este texto.
Etapa 04 – Experiências de uma líder

Propomos que você entreviste algum líder religioso sobre como está organizada a hierarquia nesta tradição, como é a formação dos sacerdotes, dos que assumem a responsabilidade de dirigir uma comunidade religiosa. Grave a entrevista  e socialize.

Etapa 05 – Proposta de trabalho

A intenção pedagógica deste curso de atualização é apoiar atuação junto as aulas de ensino religioso, por este motivo propomos uma série de atividades que subsidie o planejamento de atividades para este componente curricular. .Para concluir o curso queremos provocá-lo a que VOCÊ organize uma PROPOSTA para explorar as ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS, SUAS LIDERANÇAS. Proponha um plano de aula sobre este tema e socialize.
ATENÇÃO – Não temos um modelo !!!

ORIENTAÇÃO:
01.  Você poderá fazer cada uma das atividades e envie para formacao@gper.com.bt

02.  Não esqueça de indicar o seu nome o nome do curso e o número da atividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecido pela postagem